market madnessO livro “Market madness – A century of oil panics, crises, and crashes” (Oxford University Press, 2014) traça a história do medo dos Estados Unidos diante de uma iminente e irreversível escassez de petróleo. Construído por meio do estudo de quatro casos históricos, o livro explora a condição sobre as quais a crise, que gera susto em massa, surge, ganha popularidade e, eventualmente, entra em declínio. Também conecta o papel desse medo à grande variação de preços que o barril de petróleo sofreu nas últimas décadas e os eventos ocorridos nos anos 1970.

Blake Clayton, analista de ações de Wall Street, discute as lições a se aprender com tal história. Entre elas, está a necessidade de manter uma base de dados de qualidade sobre as reservas de petróleo dos Estados Unidos e do mundo, a importância de relatórios oficiais sobre mercados energéticos e seus recursos e o valor da transparência no mercado de commodities. Mesmo que essas medidas não eliminem a volatilidade e imprevisibilidade do mercado, elas irão amenizar as altas dos preços e incentivar investidores e governos a optarem por melhores decisões.

No livro, Clayton procura entender a dinâmica sobre a qual a bolha de especulação foi criada e como a opinião geral sobre o futuro do petróleo afeta a maneira como os mercados financeiros funcionam e como a política pública trabalha.

RELACIONADOS

Deixe um comentário