Para além da política – Mercados, bem-estar social e o fracasso da burocracia

As políticas públicas tradicionais e a economia do Estado provedor sempre sustentaram que as “falhas de mercado” – a presumida incapacidade de um mercado livre disponibilizar certos bens e serviços considerados do interesse público – são comuns e exigem que a intervenção do governo para proteger o bem público. Mas será que esse é realmente o caso?

Em “Para além da política – Mercados, bem-estar social e o fracasso da burocracia” (Topbooks), Randy Simmons, pesquisador sênior do Independent Institute, analisa com cuidado esta visão por meio da “escolha pública” e explica detalhadamente como o governo está produzindo um escândalo de miopia política, estagnação econômica e desconfiança por parte do público. O livro traça a anatomia da “falha de governo” e demonstra como essas deficiências são, com freqüência, muito maiores do que as “falhas de mercado” que o governo, supostamente, deve resolver.

Benemerência social, proteção ao consumidor, educação, comércio, meio ambiente e crime são os tópicos abordados por esse livro completo de Simmons. “Para além da política” foi originalmente publicado em 1995; agora está atualizado para oferecer ao leitor discernimento sobre o desastre de 2008, a crise fiscal americana e outras realidades da política econômica do século XXI. O livro oferece uma análise vigorosa dos processos do mercado, direitos de propriedade e a burocracia governamental.

RELACIONADOS

Deixe um comentário