As últimas décadas registraram a formação e o desenvolvimento de uma segunda onda de pesquisa integrativa em Direito e Economia, o movimento “Direito e Economia”. Empreendimento acadêmico de natureza interdisciplinar, caracterizado pela aplicação da teoria econômica e de métodos econométricos no exame da formação, da estrutura, dos processos e do impacto do Direito e das instituições jurídicas, o movimento de Direito e Economia alavancou o ensino e a pesquisa nas duas ciências, propiciando o surgimento de vasta literatura, nas mais diversas áreas de pesquisa jurídica e econômica.

O livro é fruto de pesquisa desenvolvida por Eugênio Battesini no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Columbia University in the City of New York, a qual conduziu à realização da tese de doutorado defendida em 2009, na UFRGS. O livro oferece resposta a relevantes questões que permeiam o estudo integrativo Direito-Economia, tais como: O estudo integrativo Direito-Economia é um fenômeno contemporâneo? O que é e quais são as principais características do movimento de Direito e Economia? Quais são os fundamentos teóricos de análise econômica da responsabilidade civil? É possível aplicar os fundamentos teóricos de análise econômica no âmbito do Direito brasileiro de responsabilidade civil? Ao vislumbrar “novos horizontes no estudo da responsabilidade civil no Brasil”, as sementes de uma nova linha de pesquisa surgem em nosso país, contribuindo para o estabelecimento de um “estilo brasileiro” de pesquisa em Direito e Economia.

RELACIONADOS

Deixe um comentário

1 comment

  1. Moacyr da Costa Neto

    Senhores, sou professor de graduação (UNIVAP) e pós-graduação (FFAP) em direito.

    Gostaria muito de obter duas unidades do trabalho em epígrafe, uma para as minhas pesquisas; a outra para sorteá-la aos meus alunos. Seria possível?

    cel 12 – 88380290