“Este não é um livro sobre as origens obscuras dos produtos que consumimos nem sobre as mentiras das campanhas publicitárias dos propagandistas da eterna juventude. Tampouco se trata de um manual antiglobalização ou de um manifesto pela revolução do consumidor. Ele foi concebido, sim, para dar aos consumidores o poder do conhecimento sobre o mundo em que vivemos.”

O que o próspero comércio sexual do Leste Europeu, o escândalo dos empréstimos hipotecários podres nos Estados Unidos, a indústria chinesa de produtos falsificados e a filantropia das celebridades na África têm em comum? Biopiratas exploram a indústria do sangue, bandidos da pesca devastam os altos-mares, a pornografia se desenvolve virtualmente no Second Life e jogos como o World of Warcraft geram “suadouros” on-line: estarão as indústrias bandidas se transformando em impérios globais? Acabará o sistema sendo inteiramente transformado pelo advento da economia da xariá?

Com a precisão de uma economista e a habilidade narrativa de uma romancista, a jornalista Loretta Napoleoni examina como o mundo vem sendo remodelado por forças econômicas obscuras que vitimam milhares de pessoas comuns cujas vidas foram aprisionadas na fantasia do consumismo mundial. Napoleoni revela a arquitetura de nosso mundo e apresenta novas ideias sobre grande parte dos mais insolúveis problemas de nossa época.

RELACIONADOS

Deixe um comentário

1 comment

  1. Lídio Barbosa de Miranda Filho

    De forma óbvia, se percebe, através dos argumentos usados neste documentário, o quão nociva tem se encontrado a economia desse país. Excelente trabalho. Parabéns!