Os limites do possível – A economia além da conjuntura

“Os limites do possível” (Cia. das Letras 2013) aborda temas-chave do novo século, questionando alguns dos principais axiomas da teoria econômica. É possível continuar crescendo sem esbarrar nos limites físicos do planeta? Crescimento e riqueza levam de fato ao aumento do bem-estar e da felicidade? Segundo André Lara Resende, a solução de tais dilemas passará necessariamente pela revisão dos estreitos limites que a teoria econômica se impôs.

A respeito da crise financeira, André analisa os reais motivos e consequências do colapso das economias centrais em 2008. Defendendo que não se trata de apenas mais uma crise cíclica, mas de algo mais profundo, o economista argumenta que a formalização excessiva tornou a teoria incapaz de refletir sobre a realidade. Embora o cenário pareça desalentador, ele aponta possíveis caminhos para um movimento – ainda que lento – em prol da retomada do crescimento.

Na última parte do livro, o economista volta a temas em que é especialista: a inflação e as altas taxas de juros que persistem por mais de uma década depois da estabilização do real.

RELACIONADOS

Deixe um comentário

2 comments

  1. Hélio Socolik

    O André é confiável. Vou comprar o livro.
    HS.

  2. Julio Hegedus

    Estou comprando amanhã…ele é genial…