Relembrando o que escrevi

 
 
“Relembrando o que escrevi” (José Olympio, 2010) reconstitui o pensamento do sociólogo e ex-presidente (1995 a 2002) Fernando Henrique Cardoso a partir de entrevistas e artigos publicados entre 1972 e 2006. O material foi organizado pelo diplomata Miguel Darcy de Oliveira, assessor de FHC para assuntos internacionais.

Os textos tratam de temas variados e, sobretudo, polêmicos, como a esquerda e a política, a democracia diante do fantasma dos capitais especulativos, a mídia, a liberdade e a teologia do mercado. Ao interrogar a história e a sociedade em mudança, o autor procura o novo, o emergente, para captar o campo de uma ação política possível. O livro pode contribuir para o debate eleitoral de 2010.

Sobre todos esses temas paira a questão da redefinição do papel do Estado em um novo momento da ordem mundial. FHC apresenta de forma detalhada e provocante seus pontos de vista no debate que opõe privatização e estatismo e permite entender melhor as razões que o levaram, em oito anos de poder, a reduzir substantivamente a presença do Estado na economia.
“Relembrando o que escrevi: da reconquista da democracia aos desafios globais” sai sob o selo “Civilização Brasileira”.

RELACIONADOS

Deixe um comentário