Steering-ClearO empresário Peter G. Peterson discute no livro “Steering clear – How to avoid a debt crisis and secure our economic future” (Portfolio, 2015) os problemas econômicos enfrentados pelos Estados Unidos. Atualmente a dívida bruta federal excede U$ 17 trilhões e é esperado que ela cresça rapidamente nas décadas por vir, chegando ao mais alto nível na história da nação, sendo quatro vezes maior que a média dos últimos 40 anos. Essa dívida crescente e os custos dos juros associados desviam recursos de importantes investimentos públicos e privados que são críticos para a competitividade global, ameaçando o futuro econômico do país.

Peterson procura conscientizar sobre os assuntos chave da economia fiscal americana. Ele deixa claro que, se continuarem a ignorar a dívida americana, as oportunidades econômicas das gerações futuras serão diminuídas, a habilidade de proteger os mais vulneráveis, enfraquecidas, e a força da competitividade dos negócios diminuirá em escala global.

O autor oferece uma análise não partidária dos desafios econômicos e um conjunto de soluções para resolver os problemas de longo prazo. Ele reflete sobre o impacto do envelhecimento da população, o aumento dos custos com saúde, os gastos militares ultrapassados, o código fiscal falho e a divisão do sistema político e busca alternativas para melhorar a perspectiva fiscal americana. O diagnóstico e recomendações de Peterson podem ajudar a confrontar a realidade fiscal, abordar a dívida a longo prazo e conduzir o país em direção a um futuro econômico mais seguro e dinâmico.

RELACIONADOS

Deixe um comentário