The End of the free market

” The end of the free market: who wins the war between States and corporations? ” (Portfolio, 2010) é o novo livro do consultor americano Ian Bremmer, especializado na análise de riscos políticos globais. Bremmer é conhecido por ter aproximado a ciência política de Wall Street.

O livro foi lançando em maio nos Estados Unidos. Nele, o autor analisa o crescimento do capitalismo de Estado na China e em outros países emergentes. Diferente do que o nome do livro sugere, Bremmer aposta na capacidade de resistência do capitalismo de livre mercado e em seu triunfo.  “O fim do livre mercado: quem ganhará a guerra entre os Estados e as corporações?” será lançado no Brasil pela editora Saraiva, em fevereiro de 2011, com capítulo atualizado sobre o país.

Na primeira parte do livro, Bremmer explica o que é o capitalismo estatal, contextualizando-o no passado histórico e econômico e justificando a lógica que sustentou a sua progressiva criação. Na segunda metade, o autor discute os problemas que este modelo pode acarretar nas macroeconomias nacionais e microeconomias empresariais, onde a criação de valor e capital passa de ser o fim para um meio, sendo o novo fim um objetivo político.

Em uma abordagem pouco habitual e altamente contemporânea, o livro trata de ciência econômica e política. O autor começa por relembrar que, apesar da Guerra Fria ter terminado há décadas, as sociedades tendem a considerar que ainda vivemos num paradigma de economia política onde existem dois conceitos antagônicos: o capitalismo e o comunismo. Entretanto, uma terceira estratégia, situada “entre” estas duas, constitui uma tendência crescente e imbatível: o capitalismo estatal.

O capitalismo estatal é uma forma muito menos inflexível de governar os mercados a partir de um comando central, onde as empresas existem e atuam de forma livre, mas controlada, gratas por ganhar dinheiro, mas reguladas de acordo com objetivos políticos.

RELACIONADOS

Deixe um comentário