Reunindo 25 artigos e ensaios, muitos deles inéditos, “Violência e Corrupção no Brasil” (Editora CLA, 2013) é o mais recente livro de João Benedicto de Azevedo Marques, ex-secretário nacional de Justiça (Governo FHC) e ex-secretário estadual de Administração Penitenciária.

A obra aborda diferentes temas como a corrupção, a violência urbana, a atuação das polícias, a política de segurança pública, a maioridade penal, a situação do sistema prisional, analisados em perspectiva histórica e com base no conhecimento adquirido pelo autor em seus estudos e na sua experiência como promotor e procurador de justiça. Acontecimentos recentes também são objeto de reflexões no livro, casos dos movimentos de protesto de junho de 2013 e da discussão sobre a participação do Ministério Público nas investigações criminais.

Quem é o autor

João Benedicto Azevedo Marques formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1961. Foi promotor e procurador de justiça, tendo exercido diversos cargos na administração pública estadual e federal, entre os quais os de presidente da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor – Febem. Foi também presidente da Comissão de Direito Humanos da Ordem dos Advogados de São Paulo.

 

 

Deixe um comentário