SP | 7º Colóquio do Instituto Millenium – Voto Distrital ou Voto Proporcional?

No dia 13 de setembro acontece na Fecomercio de São Paulo (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista) o 7º Colóquio do Instituto Millenium: “Voto Distrital ou Voto Proporcional?”. O evento conta com a presença de 13 especialistas no assunto que debaterão suas ideias a respeito do sistema eleitoral que consideram ideal para o Brasil. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas com vagas limitadas.

PROGRAMAÇÃO:

8h30: Recepção

9h – 9h45: 1º painel – “A viabilidade da reforma política”

Ricardo Salles. (Mediador).Presidente do Movimento Endireita Brasil. Advogado, formado em Direito pelo Mackenzie e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Complementou seus estudos no exterior, nas universidades de Coimbra e Lisboa.

 

Luiz Felipe D'Ávila Luiz Felipe D’Ávila. Fundador e presidente do Centro de Liderança Pública (CLP). É formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana em Paris e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School.

 

Arnaldo Madeira. É autor da PEC para adoção do voto distrital majoritário. Sociólogo, pós-graduado em administração de empresas e professor universitário. Foi vereador em São Paulo e deputado federal por quatro mandatos (1995-2011).

 


Claudio Lembo.
Ex-governador de São Paulo. É doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde hoje leciona direito constitucional e direito processual civil.

 

 

10h – 10h45: 2º painel – “O impacto do sistema eleitoral na economia”

Luiz Felipe D'Ávila Luiz Felipe D’Ávila. (Mediador)

 

 

Carlos Eduardo Soares Gonçalves. Autor dos livros “Economia sem truques” e “Sob a lupa do economista”, é doutor em Economia e professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA – USP).

 

Samuel Pessoa. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor assistente da Escola de pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (EPGE/FGV), pesquisador associado do Centro de Desenvolvimento Econômico (CDE-IBRE/FGV) e sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada.

 

Carlos Pereira. Professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV). Atualmente também é Visiting Fellow in the Foreign Policy and Global Economy and Development programs do Brookings Institution, Washington-DC. Carlos é pós-doutor  em Ciência Política pela University of Oxford.

 

10h45 – 11h15: Coffee break

11h15 – 12h: 3º painel – “Sistema eleitoral e a questão da representatividade e da responsabilidade”

Luiz Felipe D'Ávila Luiz Felipe D’Ávila. (Mediador)

 

 

Alberto Carlos Almeida. Diretor do Instituto Análise. É doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e colunista do jornal “Valor Econômico” e da Band News FM.

 

Jairo Jorge. Graduado em Jornalismo, foi eleito prefeito de Canoas (RS) em 2008. Preside a Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (GRANPAL) e já exerceu funções executivas, como Chefe de Gabinete do Ministro da Educação, Secretário Adjunto e  Ministro Interino, quando representou o governo brasileiro em missões oficiais internacionais.

Bruno Reis. Secretário-adjunto da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG). É doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).

 

 

12h15 – 13h: 4º painel – “Quem ganha e quem perde com a adoção do voto distrital?”

Luiz Felipe D'Ávila

Luiz Felipe D’Ávila. (Mediador)

 

 

Eduardo Graeff. Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Foi subchefe da Casa Civil para Assuntos Parlamentares e Secretário-Geral da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso. Coordenou o escritório de representação do estado de São Paulo em Brasília durante o governo de José Serra.

 

Orjan Olsen. Diretor geral e sócio da Analítica Consultoria. Ph.D. em Comunicação Social pela Syracuse University, NY.

 

 

José Álvaro Moisés. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Secretário Nacional de Apoio à Cultura e Secretário Nacional de Audiovisual – ambos do Ministério da Cultura. Atualmente é professor titular do Departamento de Ciência Política da USP (DCP/USP).

 

Mais informações:
(21) 2220.4466
secretaria@institutomillenium.org.br

INSCREVA-SE!

RELACIONADOS

Deixe um comentário

5 comments

  1. Markut

    Solicito confirmar, para este 7 Colóquio, a data de 13 de set, ao invés do 11 de ago , no Fecomércio.

  2. Jose Luis de Souza

    Ola boa noite.Eu gostei da ideia do voto Distrital tem tudo para dar certo,Gostaria de ter mais informações sobre este projeto.Obrigado Jose luis

  3. Gilberto da Silva

    Estou acompanhando o debate via “livestream” e seria extremamente interessante que anunciassem no início de cada apresentação o nome de cada palestrante, pois sem imagem fica dificil identificar o mesmo.

    Obrigado.

    Gilberto

  4. vera oliveira

    vcs poderiam começar respeitando a língua pátria não??? por ex,por que coffe break?????

  5. vera oliveira

    não acho que apenas mudando o sistema eleitoral vá resolver os problemas do Brasil.O que vai resolver os muitos problemas desse país,problemas esses, deixados pelos incompetentes que passaram pela administração do país,durante centenas de anos.As mudanças tem que ser mais profundas.Por ex,diminuir o salario dos parlamentares,acabar com o financiamento empresarial nas campanhas eleitorais,acabar com imunidade parlamentar,voto aberto no parlamento,aumentar o numero de dias trabalhados de 3 p/ 5