Sábado, 10 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Tag: campanha

A democracia brasileira

Gaudêncio Torquato

O Brasil que sai das urnas mostra ser um dos maiores laboratórios da democracia contemporânea. Os nossos 142 milhões de votantes posicionam o país no quarto degrau do ranking eleitoral, cujos três primeiros lugares são ocupados pela Índia, com 815 milhões de eleitores, os Estados Unidos, com cerca de 215 ... Leia mais

O significado das eleições

Os 43 milhões de votos obtidos pela presidenta Dilma, no primeiro turno das eleições, traduzem, em primeiro lugar, um mérito dos governos do PT. Na primeira década do século, que coincidiu com os anos de governo Lula, a renda dos 10% de brasileiros mais pobres cresceu em média 6,79%, contra ... Leia mais

Campanha fecha ciclo de 64

Gaudêncio Torquato

Mentiras e versões grassam por toda parte. A campanha eleitoral só pode chegar às ruas em 6 de julho, mas já começou. Basta ver a agenda dos três principais candidatos, em que o destaque é a oratória de palanque, com acusações recíprocas, defesas e promessas. Luiz Inácio poderá voltar e ... Leia mais

‘Sobras de campanha’ e gerência pública

Não são sobras em dinheiro o “caixa dois” das eleições. Esta deformação do sistema eleitoral brasileiro tão aceita (todo mundo faz, declarou um ex-presidente), degenerou-se em sofisticado sistema de compra de votos no Congresso. A mais apavorante deformação política da nossa democracia, feita dentro dela. Políticos que simbolizam corrupção, como ... Leia mais

Partidobrás S. A.

‘As manifestações da população nas ruas mostraram que há uma crise muito profunda no modelo de representatividade. A origem desse mal está no sistema eleitoral.” Desse diagnóstico, expresso por seu presidente, Marcus Vinicius Coelho, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) extraiu a ação de inconstitucionalidade contra o financiamento empresarial ... Leia mais

A guerra da propaganda

A propaganda política, ensinava Jean-Marie Domenach, professor francês de Humanidades considerado um dos papas dessa ciência, “faz o povo sonhar com as grandezas passadas e com as glórias do futuro”. Para “vender” essa miragem a propaganda tem usado uma combinação de quatro impulsos – combativo, alimentar, sexual e paternal/maternal – ... Leia mais