Domingo, 11 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Tag: mercado americano

Os dólares do ‘seu’ Jacques. E os de Dilma

Carlos Alberto Sardenberg

Por que Dilma não reclama da China? Ou será que o pessoal em Brasília ainda acha que a China é aliada ‘anti-imperialismo’? “Seu” Jacques, conhecido da nossa família no interior de São Paulo, dono de loja de artigos variados, aplicava todas suas economias em dólar. Dólar mesmo, verdinhas, que guardava ... Leia mais

Ideologias custam caro

Carlos Alberto Sardenberg

O que é pior, não ter ideias ou ter as erradas? Difícil, mas é certo que alguns problemas graves do Brasil se devem a equívocos ideológicos, ou seja, ideias erradas, atrasadas ou fora de lugar. Nem é preciso procurar muito. Há dois exemplos gritantes no noticiário dos últimos dias: o ... Leia mais

Implicância sai caro

Carlos Alberto Sardenberg

Miriam Leitão encontrou a palavra certa: implicância. Foi esse sentimento, e não uma estratégia pensada, que dominou a diplomacia brasileira na relação com os Estados Unidos durante o governo Lula. Saiu caro. O Brasil conseguiu a proeza de ser hoje um dos raríssimos países que têm déficit comercial com os ... Leia mais

A colisão de dois mundos

Primeiro vieram os japoneses. Invadiram os mercados americanos já em meados dos anos 1970. Sony e Toyota haviam decifrado o enigma da massificação de produtos de qualidade a preços ainda mais competitivos do que os praticados nos Estados Unidos, o próprio templo do capitalismo.O desembarque japonês era um desafio frontal ... Leia mais