Aplicativo “Pai” apoia crescimento das micro e pequenas empresas

Gilberto do Amaral

O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) lançou o Programa de Assessoramento Intensivo do Micro e Pequeno Negócio (Pai), uma plataforma gratuita de apoio ao micro e pequeno empreendedor. O presidente do conselho superior do IBPT, Gilberto do Amaral, explica que o nome do sistema é uma analogia ao papel da figura paterna. “Ao nascer, toda criança necessita que um adulto que dê suporte para o seu crescimento. A empresa funciona da mesma maneira, ela nasce micro ou pequena e precisa de apoio para crescer”. Além aumentar as chances de sucesso dos negócios, o Pai também ajuda a democratizar o ecossistema empreendedor na medida em que não há custos para acessar a consultoria online.

Ao nascer, toda criança necessita que um adulto que dê suporte para o seu crescimento. A empresa funciona da mesma maneira

O assessoramento digital oferece suporte em um momento vital para os futuros empreendedores: o planejamento.  Segundo um estudo do IBPT, 41,64% dos micros e pequenos negócios morrem por problemas relacionados a incapacidade de planejar e ao desconhecimento do mercado.  Em uma escala de importância, entre 0 e 10, Gilberto do Amaral dá nota 8 para o papel do planejamento. Amaral alerta para a importância de se definir previamente fatores como a quantidade de dinheiro necessária para a abrir o negócio,  as estratégias de captação de recursos, o capital de giro, o material físico e material humano e definir um prazo para ter se ter um retorno do investimento.

“Se não houver um sistema de gestão que atue desde o pequeno negócio, como uma pequena floricultura ou até mesmo uma carrocinha de cachorro quente, os negócios não se desenvolverão. Por isso o Pai oferece ferramentas tecnológicas e orientação desde o nascimento até o crescimento do empreendimento”.

Conheça o Pai

O principal tipo de apoio oferecido pelo Pai é o suporte tecnológico. O assessoramento é feito pelo site pai.org.br e atende ao microempreendedor individual e de pequenos negócios com faturamento anual de até R$ 360 mil. O Programa possui cerca de 10 módulos que possuem temas variados como: o preço médio de mercadorias e serviços, custo tributário por nota emitida, fluxo de caixa inteligente com a geração de cenários, controle de estoque, controle patrimonial, módulos integrados de BI e CRM, módulo de cálculo e projeção de custo dos funcionários, aluguel, financiamentos.

Democratização dos negócios

A nova ferramenta do IBPT é gratuita, abrindo espaço para que  as pessoas com renda limitadas entrem no mundo corporativo.  Amaral afirma que há uma tendência de ampliação do acesso e do alcance ao mundo dos negócios. Ele explica que o regime do micro empreendedor individual possibilita a formalização de micro negócios como os serviços de limpeza e de cabeleireiro. Para explicar a democratização empresarial, o presidente do IBPT ressalta o surgimento de empresas nas comunidades cariocas.

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário