“A imoralidade ri dos cidadãos de bem”

Acusado dos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito para o seu segundo mandato a frente do Senado Federal por 56 votos contra 18, nesta sexta-feira, dia 1º. Alçado ao mais alto posto do Legislativo, Calheiros também responde a processos por crime ambiental, improbidade, notas frias, nepotismo e tráfico de influência.

Na opinião do cientista político Luiz Felipe D’Ávila, a eleição de Renan Calheiros representa a vitória do corporativismo e da perpetuação do espírito oligárquico que se instalou no Senado. D’Ávila interpreta a eleição do peemedebista como o fracasso da oposição.

“Isso retrata a fragilidade da oposição e sua incapacidade de exercer o seu papel constitucional de fiscalizador do governo e de propositor de ideias e propostas alternativas”, afirma D’Ávila.

Assim como o cientista político, o advogado Sebastião Ventura da Paixão criticou a letargia da oposição. Para  ele, a paralisia oposicionista repercute sobre ânimo do povo que parece não mais acreditar na política e no seu inerente poder renovador.

O novo mandato de Renan Calheiros reforça a ideia de que no Brasil existem dois pesos e duas medidas, pois mesmo havendo a Lei da Ficha Limpa um político com histórico de desrespeito às leis assumirá a presidência do Senado. Sebastião lembra que de nada valem boas leis de eficácia zero. “O Brasil gosta muito de mudar a lei, mas não tem o hábito de aplicar a lei”.

Ele explica que, no caso de Renan Calheiros a própria Constituição inviabilizaria a candidatura. “Ora, o artigo 37 da Lei Maior fixou a moralidade como princípio obrigatório e cogente de qualquer dos Poderes da República. E aí, me pergunto: será que os senhores congressistas desconhecem o artigo 37 da Constituição? Ou será que o desconhecido é a própria moralidade pública?”.

Sobre o impacto da eleição de Renan Calheiros para a política nacional, Ventura diz que a situação é preocupante porque os costumes políticos vão de mal a pior com o passar do tempo. “Infelizmente, o panorama político nacional é árido e pouco animador. A imoralidade ri dos cidadãos de bem”.

A eleição do peemidebista já era dada como certa. Mesmo assim, houve pressão da sociedade civil, que reuniu mais 300 mil assinaturas em uma petição virtual contra a candidatura. Em outro protesto, a ONG Rio de Paz colocou 81 vassouras e baldes em frente ao Congresso Nacional, na última quarta-feira, dia 30 de janeiro.

DÁvila questiona o alcance das reivindicações populares. Para ele, a indignação popular é rasa e se restringe a publicar um post na internet, assinar uma petição ou mandar uma carta ao jornal.  Segundo D´ Ávila, é necessário mobilização popular e ação política. “Enquanto a indignação não ocupar as ruas e o Parlamento os oligarcas da política vão rir da nossa cara”, concluiu.

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário

13 comments

  1. Antonio Claret.

    Mais um episodia da vergonha que reina neste pais. Eh uma lastima , ver que anos apos anos, o pais fica cada vez pior.
    A populacao brasileira parece que vivem anesteziados. So tem energia para samba, futebol e sexo.
    Pobre menina rica!!!

  2. Alberto Machado

    É lamentável o que presenciamos no Brasil de 2003 para cá. Sempre houve corrupção e imoralidades no nosso Brasil, mas nos últimos 12 anos está ocorrendo um exagero de fatos vergonhosos. Está se materializando as previsões de Ruy Barbosa em sua imortal “Oração aos Moços”.

  3. Eliene

    Dia 09/02 às 14hrs, na avenida Paulista SP, terá uma manifestãção que poderia ser por todo pais!!!!

  4. mariane

    mais o que deixou chegar neste ponto de nada fazem a justiça solta carlinhos cachoeira bandido mostraram os crimes,mensalao idem e estao todos soltos rindo do povo brasileiro.e o DNIt que sarney nao deixou fazer CPI em campo grande MS foram milhoes de reais brs matando e dinheiro sumiu diretor apenas exonerado isto la e puniçao vergonhoso demais.este pais esto sem soluçao justiça nade faz nao agemate ministro do STF apoia corrupto dizem ins=vestigar lula e rose sera?nem cachoeira foi preso e dirceu sera?

  5. Moizes Teixeira de Lima

    O BRASILEIRO,UMA BOA PARTE É COVARDE E OMISSO POR ISTO TEMOS GOVERNANTES IGUAL AO RENAN.QUANDO MUDARMOS NOSSA CULTURA AÍ SIM A COISA VAI MUDAR,FAZER COMO LÁ FORA QUE O POVO VAI AS RUAS,ENFRENTA A POLICIA E CONSEGUE REIVINDICAR OS SEUS DIREITOS E NÃO DEIXAR QUE CANALHAS COMO ESTE HOMEM EXERÇA UM CARGO TÃO IMPORTANTE COM ESTE.

  6. jorge carrero

    Brasileiro significa covardia, leniência, mansidão, corrupção, preguiça, descaramento, falso moralismo, fofoca, inveja, ser complexado,malandragem.., Com um outro povo, até, daria pra fazer uma manifestaçãozinha… e muita corda pra um gran finale!

  7. JulioRikato

    Como já diria Bóris Casoy, “ISTO É UMA VERGONHA”, o desmando do desmando onde nem o julgado pelo Ministério da Justiça tem valor algum. Para aumentar a minha indignação os jornais paulistas apresentam outro acinte; a Assembleia Legislativa paulista tenta reduzir o poder dos Promotores de Justiça, em conseqüência da derrubada do “Auxílio Moradia” destes (não digamos CORRUPTOS, mas de CARÁTER DÚBIO)) que bem poderiam experimentar morar em uma favela e repartir seus vencimentos com a vizinhança.

  8. Daniel

    Chego mesmo a duvidar do povo brasileiro, pois somos nós quem vai às urnas e coloca tanta imoralidade no governo. Aquilo que poderia ser apenas luta contra a corrupção se disfarça em quimeras folclóricas e xenofobia entre os estados da república.

  9. alberto santo andre

    o que vemos tanto no congresso como no executivo sao simplesmente a projecao do mediocrismo da populacao brasileira ,visto que os que la estao, sao representantes deste povo,seja por por conivencia ou omissao da grande maioria dos brasieiros.

  10. JLVVIEIRA

    COMO FALAR DE IMORALIDADE, SE NÃO TEMOS SERVIÇO DE SAÚDE DESCENTE MAS, VAMOS TER OS MAIS MODERNOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL. NOSSOS HOSPITAIS ESTÃO SUCATEADOS, SEM FUNCIONÁRIOS, MAS NÃO FALTA PARA ORGANIZARMOS O MAIOR CARNAVAL DO MUNDO, É SOMOS GRANDE EM EXTENSÃO TERRITORIAL, MAS NÃO SABEMOS AONDE QUEREMOS CHEGAR, TEMOS QUE TER UM OBJETIVO GRANDE NO CENÁRIO MUNDIAL, SÓ ESTAMOS PENSANDO EM GANHAR A COPA DO MUNDO, MAS O QUE VAMOS GANHAR COM ISSO SE ATÉ OS INGRESSO SÃO VENDIDO PELA FIFA. NOSSO PAÍS ESTÁ SENDO USADO COMO AFRICA DO SUL PARA GRIGOS GANHEREM MUITO DINHEIRO, DEPOIS DA COPA, NOSSO TROFÉU SERÁ VÁRIOS ELEFANTES BRANCOS “ARENAS DE FUTEBOL” QUE VÃO GERAR DESPESAS. PRECISAMOS DE UM PROJETO AMBICIOSO PARA NOSSO PAIS, SOMOS UM POVO PACIFICO,MAS NÃO PODEMOS SERMOS COVARDES. OS PODEROSOS ELES SABEM MANIPELAR O POVO, VEJA QUE A ESCOLHA DO PRESIDENTE DA CÂMARA E DO SENADO, ACONTECEU PRÓXIMO AO CARNAVAL, NÍNGUEM VAI QUESTIONAR ESTAMOS TODOS FESTEJAM. O POVO CONTINUA COMO BOI PARA O MATADOURO….

  11. Ricardo

    É o chamado “custo” governo, ou melhor “custo PT”

  12. EMERSON

    A velha política do pão e circo continua. Tudo aqui é festa. Devemos acrescentar ao currículo escolar a civilidade/moralidade como matérias obrigatórias. Urgentemente. Quem sabe assim a gente deixe de eleger sujeitos como o Renan. Ainda tem gente que diz ter orgulho de ser brasileiro.

  13. kannahoot

    Engraçado!!! Penso que a unica pessoa que realmente representa a alma de cada um dos brasileiros e justamente o SR RENAN, assim como o Ex. Sr Jose Sarney, Collor e Paulo Maluf essas pessoas fazem no atacado, aquilo que cada umas das almas dos brasileiros fazem no varejo( quero carinhosamente incluir os nossos velhinhos e velhinhas)… Os nossos idosos sao apenas e tao somente EX-JOVENS eles nuncam conseguem envelhecer plenamente…. em um passe de magica,…. ta la… viram velhacos…O SR. MALUF e uma pessoa engenhosa e ADMIRAVEL,assim, como o honoravel EDIR MACEDO,.. Eles tem sintonia afiada com as almas das NINGUENZADAS S.A que se imaginam povo,. sem jamais ter constituido uma naçao …..VIVA RENAN e a NINGUENZADA que se sente…. e que deu$$$$$ abençoe os policias da cidade onde vivo, se nao fosse eles, a vida de todos os cidadaos de “bens” seria um verdadeiro caos,,, e por fim, guerra total e absoluta aos ladroes de galinhas