Os Brics no novo cenário mundial

Com o tema “Visão Econômica – os Brics no novo cenário mundial” o diretor do BRICLab da Universidade Columbia, professor-conferencista do Ibmec e especialista do Instituto Millenium, Marcos Troyjo, fará palestra na Casa do Saber – Rio – no próximo dia 3 de maio, às 19h30.

Com a ementa “Qual o Futuro dos Brics?”, Troyjo explica que a ideia dos Brics emergiu nos últimos dez anos como conceito relativo ao futuro da economia. Com base em sua demografia e expansão do PIB, os Brics vêm mudando o eixo dos mercados mundiais. Brasil, Rússia, Índia e China alcançaram status de usinas de crescimento. Adaptaram-se aos contornos de uma globalização profunda.

Nos últimos anos, contudo, um “risco de desglobalizacao” começou a ocorrer. A lógica do cada um por si tem levado os Brics a reestruturarem suas estratégias.

Nesta conferência, cuja realização é do Instituto Millenium e da Casa do Saber, o palestrante examinará o caminho adiante para os Brics em seus projetos globais de poder, prosperidade e influência. Devido a um problema técnico, infelizmente não teremos transmissão ao vivo. O evento será gravado e posteriormente disponibilizado a todos aqui no site do Imil.

Serviço:

Data: 3 de maio de 2013
Local: Av. Epitácio Pessoa, 1164 – Lagoa Rio de Janeiro – RJ.
Hora: 19h30 às 21h

O evento será gratuito

As vagas são limitadas.

RELACIONADOS

Deixe um comentário

3 comments

  1. Mario D. La Gatto

    Se o especialista pretende incluir o Brasil como “usina de crecimento” já começa mal. O desempenho dos últimos anos mostra que o Brasil é o mais fraco dos chamados BRICs. O País deveria estar crescendo a taxas de 7-8% ao ano agora que os investimentos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016 estão sendo feitos. Por qué isso não acontece? 1) corrupção galopante; 2) falta de investimentos em infraestrutura; 3) não participação da iniciativa privada; 4) alta concentração de renda que o PT não fez nada para mudar; 5) decadência da indústria; 6) fim do ciclo de crescimento via consumismo interno.

  2. Paulo Carvalho

    Ótima a palestra professor. Elucidou algumas duvidas sobre o BRICS e realizou uma ótima retrospectiva dos últimos anos. Sem duvida colaborou para minha dissertação que parecia não passar de um caminho utópico para America Latina para uma melhor analise da conjuntura nacional e internacional do atual momento e do fim do século passado.
    Abraços.

  3. rafael

    Quem olha pelo limite do curto prazo verá um governo incompetente mas muito popular. A democracia tem, limites e teremos de suportar, pois a maioria do povo votou no projeto político do pt com base no assistencialismo. este processo já se esgotou mas não será o pt que irá mudar. é pena podíamos ser muito mais, mas não deu.