Mario Vargas Llosa participa de debate no Rio nesta quinta-feira

Articular literatura e política em um mesmo livro é um desafio que poucos escritores conseguem superar. Um autor latino-americano, em particular, obteve êxito e reconhecimento ao unir um estilo literário inovador à crítica dos sistemas políticos: o romancista peruano Mario Vargas Llosa. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2010, Llosa apresentará a palestra “A nova era da incerteza – para compreender o século XXI”, no dia 18 de abril, no Cine Odeon, na Cinelândia.

No mesmo ano em que foi laureado com o Nobel, Llosa lançou o livro “Sabres e utopias”, conjunto de artigos sobre política, história e literatura, no Brasil. Os ensaios “Conversas na catedral” e “Pantaleão e as visitadoras” são clássicos sobre a política peruana. A Academia Sueca define o escritor como um cartógrafo das estruturas de poder.

Antônio Campos

Antônio Campos

O escritor e advogado pernambucano Antônio Ricardo Accioly Campos é o convidado especial do evento. Filho do ficcionista, poeta e advogado Maximiano Campos, Antônio fará o discurso de apresentação do escritor Mario Vargas Llosa. Campos explica que o debate sobre educação, cultura, e outros pilares que sustentam as sociedades, são essenciais para compreender melhor os desafios do século XXI.

O escritor afirma que ler Vargas Llosa é um exercício de autoconhecimento e de enorme prazer. Curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), o advogado explica que os livros do peruano foram fundamentais para a sua formação profissional e intelectual. “Sua obra me ajudou a entender o que é ser um latino-americano”.

Para Antônio Campos, o principal desafio do século XXI é a valorização do debate. “É a partir do diálogo que poderemos compreender e respeitar o próximo. E, assim, em uma esfera maior, evitaremos conflitos como as guerras e, enfim, teremos um mundo mais tolerante, como mostro no meu livro “Diálogos no Mundo Contemporâneo: Por uma cultura de Paz”

Carlos Alberto Sardenberg e Ricardo Henriques

Em mais uma parceria com o Ibmec Rio, o Instituto Millenium levará o comentarista econômico da CBN e da TV Globo, Carlos Alberto Sardenberg para compor a mesa do dia 18, que também terá a participação do superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário