2013-07-05 15.41.03

A procuradora do Distrito Federal e especialista do Instituto Millenium, Roberta Fragoso, debateu “O significado contemporâneo de justiça e liberdade” no terceiro dia da “Casa da Liberdade”, dia 5 de julho, às 15h.

Roberta refletiu sobre o conceito jurídico de liberdade e o relacionou com o princípio da responsabilidade individual. “Temos que pensar até que ponto, nos dias de hoje, as pessoas se colocam como responsáveis pelas decisões que tomam”. A advogada afirmou que quer fomentar o questionamento sobre políticas públicas criadas para grupos sociais específicos: “O cidadão que pertence a um determinado grupo tem direitos ou demandas pelo simples fato de considerar que faz parte de um grupo, ou os direitos devem ser distribuídos na medida em que o cidadão se posiciona como indivíduo”?

Com mediação do doutor em Política Internacional, Fabio Pereira, a palestra abordou a complexidade de políticas compensatórias que, para Roberta, responsabilizam a sociedade de forma injusta. “Políticas que compensam problemas do passado colocam em cheque a questão da responsabilidade individual e a questão dos direitos por pertencimento às categorias”.

Deixe um comentário