11 de junho de 2013

A 22ª edição do projeto “Imil na sala de aula”, realizada no dia 11 de junho de 2013 foi direcionada para os alunos do MBA em finanças da Universidade Veiga de Almeida do Rio.

Apresentação

“Capitalismo de Estado” foi o tema abordado pelo especialista Vitor Wilher, que fez uma oposição entre capitalismo de Estado e economia de mercado, definindo ambos os conceitos e encaminhando a discussão de forma a mostrar a melhor eficiência do segundo frente ao primeiro na maneira de conduzir a economia.

Palestrante

Vitor Wilher

Vítor Wilher é bacharel e mestre em economia pela Universidade Federal Fluminense, tendo se especializado na construção de modelos macroeconométricos e análise da conjuntura macroeconômica doméstica e internacional. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da comunicação do Banco Central e expectativas de inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). É o criador do blog Análise Macro, um dos melhores e mais ativos blogs econômicos brasileiros e sócio da MacroLab Consultoria, empresa especializada em data analysis, construção de cenários e previsões e fundador do extinto Grupo de Estudos sobre Conjuntura Econômica (GECE-UFF).