O Instituto Millenium (Imil) é uma entidade sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária com sede no Rio de Janeiro. Formado por intelectuais e empresários, o think tank promove valores e princípios que garantem uma sociedade livre, como liberdade individual, direito de propriedade, economia de mercado, democracia representativa, Estado de Direito e limites institucionais à ação do governo.

O Imil é mantido pela contribuição de pessoas físicas e jurídicas de direito privado, sem receber verbas públicas. Observa as mais rigorosas regras de governança, contando, inclusive, com auditoria externa para que não haja conflitos de interesse e a organização possa manter sua independência e credibilidade.

Todas as atividades do Imil são planejadas e aprovadas pelo Conselho de Governança e pelo Conselho Fiscal em reuniões periódicas. Os debates promovidos pelo Imil contam com o apoio de uma rede ampla formada por cerca de 200 especialistas, como economistas, advogados, sociólogos, cientistas políticos, jornalistas e educadores, entre outros.

Por meio de seminários, palestras e encontros realizados por todo o país, do contato com a imprensa e a publicação de análises diárias no portal, o Imil apresenta alternativas para problemas-chave do país e fomenta o debate com as diversas vozes da opinião pública, contribuindo, assim, para o desenvolvimento nacional.

Fundado pela economista Patrícia Carlos de Andrade, em 2005, com o nome de Instituto da Realidade Nacional, ele foi oficialmente lançado em abril de 2006, durante o Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. Em dezembro de 2009, o Imil recebeu a certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), outorgado pelo Ministério da Justiça sob o número 08071.020869/2009-95. A titularidade representa o reconhecimento como uma entidade que defende interesses públicos e, principalmente, valores e princípios democráticos que pautam o desenvolvimento do país.

Missão, visão e valoresHistóricoCarta de Princípios

Câmara de FundadoresMantenedores de ProjetosConselho de GovernançaConselho FiscalComitê Gestor

 

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

Em dezembro de 2009, o Instituto Millenium recebeu a certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), outorgado pelo Ministério da Justiça sob o número 08071.020869/2009-95. A titularidade representa o reconhecimento como uma entidade que defende interesses públicos e, principalmente, valores e princípios democráticos que pautam o desenvolvimento do país.

A certificação de Oscip também permite ao instituto receber doações dedutíveis de Imposto de Renda de pessoas jurídicas de até 2% (Saiba mais). A contribuição de pessoas físicas e jurídicas de direito privado é o que mantem a atuação do Millenium e sua independência. O instituto observa as mais rigorosas regras de governança, contando, inclusive, com auditoria externa independente, priorizando a transparência.

003

Priscila Pereira Pinto é diretora-executiva/CEO do Instituto Millenium. Ela é cientista política pela Fordham University (Nova Iorque), tem mestrado em Gerenciamento Político pela George Washington University (Washington DC) e é pedagoga. Foi administradora do Departamento de Notícias da Bloomberg na América Latina.