As raízes do mensalão

RELACIONADOS

Deixe um comentário

5 comments

  1. Dalton Torres Ladeira

    Boa a análise de Carlos Pereira, mas somente tangenciou a causa objetiva do mensalão.

    Primeiro, nunca houve coalisão. Houve um amontoado de interesses de partidos que somente pretendiam abocanhar parte do poder.
    Mas o grande erro de lula teve mais a ver com seu ego – também de sua inexperiência – no início de seu governo quando não podia sair nem do Alvorada ocasião em que era quase massacrado pelos admiradores. Ele estava num nirvana. E uma pessoa dessas não poderia aceitar o apoio do PMDB de Sarney, Renan, Barbalho, Jucá, etc.. O acordo já havia sido fechado por Dirceu e ele não topou.

    Ai está a origem do mensalão: lula resolveu comprar deputados no varejo, pensando ingenuamente que assim se livraria daqueles tais.

    É verdade que nossa Lei Eleitoral, nosso sistema político é o grande responsável por essa confusão, mas a origem objetiva deste mensalão foi a arrogância e a prepotência de lula aliadas a uma avaliação simplória a respeito de seus amigos congressistas.

  2. Luiz Morais - Natal RN

    Tenho muito respeito pelas opiniões do Carlos Pereira. Mas acho que estão no campo das conjecturas. Tenho minhas próprias a respeito. O problema real foi, de certa forma, a inexperiência do então presidente. Deixou por conta do Dirceu e do Genuíno, cobras criadas desde os tempos da guerrilha. Esses arregimentaram o Delúbio que por sua vez contactou o Marcos Valério que tinha experiência no assunto (vide mensalão mineiro) e deu no que deu. Fizeram a coisa tão bem feita que com todo o aparato de investigação disponível (TCU, Polícia Federal, Jornalistas dos mais diversos veículos e o próprio STF), foram necessários mais de 7 anos para se colher as mínimas provas. Há de ser fazer referência, também, a blindagem que certamente foi feita pelo governo (a quem não interessava o escândalo). Dai, até o presente momento, não haver aparecido ninguém confiável que afirmasse e provasse que o ex-presidente LULA tivesse sido o cabeça. Saber ele sabia, disso ninguém tem dúvida.

  3. VezdaLei

    Não tenho som. Apenas me guio pelos comentários. Desculpem. O mensalão é parte da estrategia do Foro de São Paulo. Bem mais do que o Brasil. Fidel Castro, Chaves, os Kirsscner, Correa, Lugo e a Frente Ampla do Uruguai, unificaram mensagens, tática, dinheiros. Valendo-se do deterioro dos partidos e políticos tradicionais, esboçaram um tática comum, Esquerda, progressismo, social, pobres,ética,e uma caixa compartilhada. Inimigos as elites, a imprensa. Deram um Golpe Institucional nas Repúblicas. Corromperam os parlamentos com maiorias de obsequentes e venais. Usurparam o poder judiciário. Praticaram atos inconstitucionais. Construíram uma ditadura. Aliada com os banqueiros e seu ganhos irreais. Roubalheira legal como os mais de 600 % nos cartões de crédito. Brasil seria a grande locomotiva e Lula o piloto. Nem com a denuncia do Jefferson, nada parava essa maquina de corrupção que depois seria via ONG (está em marcha seu julgamento) e planos como o PAC e Minha casa.

  4. Luciano Roberto

    Nós que acreditavamos no Lula fomos traídos pelas artimanhas criadas pelo mesmo junto com o José Dirceu, Genuino, e Delúblio Soares para arranjar dinheiro e compraR OS DEPUTADOS DOS ´PARTIDOS DA COALISÃO QUE APOIARAM O PT NO PODER EM 2003, 2004 E 2005. CERTAMENTE AGORA SABEMOS QUE ESSES PARTIDOS PODERIAM SER “PAGOS” POR PARTICIPAÇÃO E APOIO POR EMENDAS NO ORÇAMENTO, MAS O MESMO (PARA 2003 JÁ ESTAVA VOTADO E O pt FICOU COM TODAS AS EMENDAS). POSIÇÕES DE EMPREGOS NO GOVERNO NÃO HAVIA MAIS VAGAS POIS O PT FICA- RA COM TODAS. RESTOU SOMENTE O PAGAMENTO COM DINHEIRO MAS AS FONTES FORAM VISANET E DO …. AINDA FALTA LEVANTAR DE ONDE VIERAM OS RESTANTES MILHÕES. QUE O BANCO ESPÍRITO SANTO PAGOU OS MILHÕES PAGOU. OUTRAS ENTIDADES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS TAMBÉM MAS NÃO FOI POSSÍVEL DETETA-LAS. SE O BANCO CENTRAL QUISESSE LEVANTAR QUANTO DO BMG E DO RURAL VIERAM PARA A DISTRIBUIÇÃO DA SMP&B, DNA E OUTRAS FONTES Ñ CONTABILIZADAS PELO PT SERIA FÁCIL FAZER, ISSO SE QUISESSEM OU FOSSE AUTORIZADO

  5. mauro tadeu

    O grande absurdo foi a reeleição do Lula e a eleição da Dilma. Nunca na história desse país, se fez tamanha façanha. Acorda povo brasileiro, acorda.