Sábado, 3 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

“O Brasil está isolado das grandes negociações comerciais”, diz Rubens Barbosa

O embaixador e especialista do Instituto Millenium, Rubens Barbosa, esteve no centro do programa “Roda Viva Internacional”, no dia 10 de março. Convidado para debater a política externa implementada pelo Brasil, o embaixador do Brasil em Washington durante o governo Fernando Henrique disse que desde a posse do ex-presidente Lula, em 2003, houve uma mudança de posicionamento que influenciou a política externa e o comércio exterior. “O Brasil está isolado das grandes negociações comerciais. Há toda uma agenda interna voltada ao comércio exterior que não está sendo feita”.

Durante a entrevista, Rubens Barbosa também comentou que o embaixador Mauro Vieira, atual ministro das Relações Exteriores do Brasil, tem sinalizado no sentido de uma aproximação maior com os Estados Unidos e com os países da aliança do pacífico, embora, ainda não exista nada muito sólido nesse sentindo.

O embaixador afirma ainda que a política externa está sendo deixada em segundo plano diante da crise política e econômica. “As ações são feitas de maneira quase burocrática pelo Itamaraty. Não estamos vendo nada de concreto no sentido da ampliação das exportações brasileiras. No ano passado, tanto as exportações como as importações caíram tremendamente. Nos dois primeiros meses desse ano, as importações estão despencando e as exportações subiram um pouco depois de muitos meses”, criticou.

Além da diplomacia brasileira, Rubens Barbosa também discutiu a eleição presidencial nos EUA e a nova conjuntura na América Latina.

Assista a entrevista completa!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.