O limite é a liberdade dos outros cidadãos

Segundo a economista-chefe da ARX Investimentos e especialista do Instituto Millenium, Solange Srour, o liberalismo é um pacto social baseado na liberdade que os indivíduos têm para fazer suas próprias escolhas, tendo como limite a liberdade dos outros cidadãos. “Se você consegue fazer a maioria das suas escolhas baseadas no seu desejo, você vive em um país mais liberal”, afirma.

Solange explica que o Brasil teve diferentes fases de liberalismo. “Depois de 2009, houve uma redução da liberdade econômica em termos de intervenção do Estado na economia, no setor de óleo e gás, com a Petrobras, e no setor elétrico”, pontua.

Ela lembra ainda que o conceito de liberalismo abrange as esferas política, econômica e social. Solange também afirma que a democracia é fundamental para aplicação dos princípios liberais, embora existam experiências de países não democráticos com economias liberais. “Você precisa atingir um determinado estágio político para ter uma economia completamente liberal”, diz.

No dia-a-dia das pessoas, a economista acredita que os conceitos liberais se manifestam através dos direitos e deveres. Ela menciona o processo eleitoral como a situação mais evidente disso. “Praticamente todos os países adotam o voto direto hoje em dia”, ressalta. Assista!

RELACIONADOS

Deixe um comentário