O simpósio organizado pela Columbia Global Centers com apoio do Imil contou com a participação da pedagoga e especialista do Instituto Millenium Clara Sodré. Assista
O desafio da educação
Leia também
O Estado que se compromete a encolher: lições e limites da agenda alemã
11/12/2025
A Alemanha decidiu, enfim, escrever, preto no branco, o que deseja fazer com o próprio Estado. A “Modernisierungsagenda – für Staat und...
Como a Ausência da Educação Clássica Aprofunda a Crise Econômica Brasileir
10/12/2025
*Deborah Palma O Brasil atravessa uma crise que não é apenas econômica, institucional ou política, é, antes de tudo, uma crise formativa. A...
O mito brasileiro dos direitos de propriedade
03/12/2025
*Felipe Camolesi Modesto Há séculos o senso comum reconhece a necessidade dos direitos de propriedade. O trabalho de um escultor produz uma obra...
Mire na Lua ou permaneça na lama: como países em desenvolvimento crescem ao apostar no espaço
26/11/2025
Recentemente, a Índia chocou o mundo ao se tornar o quarto país a pousar na Lua, com a missão Chandrayaan-3, um feito que vai além da simples...
“Acho que certamente as coisas estão melhorando”… Não é uma afirmação séria. Não se trata de fazer “uma escola do terceiro milênio”, pois nossa escola não é sequer uma escola competente do século XX. Quem diz isto é porque não deve ter experiência em sala de aula, definitivamente. A questão não pode ser simplesmente ser promovida pelo setor privado ou setor público, enquanto que regras, normas que atentam contra a educação têm amparo legal, jurídico, como atesta o próprio ECA. Ouso dizer que hoje, no Brasil, pedagogos são profissionais(!) que atravancam a evolução educacional e depuração de suas mazelas. Pergunte a qualquer professor com 40h semanais, se é que isto interessa a think tanks que queiram fazer mais do que disseminar slogans…