O simpósio organizado pela Columbia Global Centers com apoio do Imil contou com a participação da pedagoga e especialista do Instituto Millenium Clara Sodré. Assista
O desafio da educação
Leia também
O mito brasileiro dos direitos de propriedade
03/12/2025
*Felipe Camolesi Modesto Há séculos o senso comum reconhece a necessidade dos direitos de propriedade. O trabalho de um escultor produz uma obra...
Mire na Lua ou permaneça na lama: como países em desenvolvimento crescem ao apostar no espaço
26/11/2025
Recentemente, a Índia chocou o mundo ao se tornar o quarto país a pousar na Lua, com a missão Chandrayaan-3, um feito que vai além da simples...
PPP: O Protagonismo do Empreendedor Local na Gestão do Bem Público
24/11/2025
*João Loyolla Em um cenário de restrições fiscais e aumento das demandas sociais, os municípios brasileiros precisam buscar modelos de gestão...
Especialistas de gabinete
19/11/2025
*Gabriel Pellon Hoje em dia existem especialistas para todos os temas imagináveis. Há pessoas que passaram anos estudando determinado assunto, se...
“Acho que certamente as coisas estão melhorando”… Não é uma afirmação séria. Não se trata de fazer “uma escola do terceiro milênio”, pois nossa escola não é sequer uma escola competente do século XX. Quem diz isto é porque não deve ter experiência em sala de aula, definitivamente. A questão não pode ser simplesmente ser promovida pelo setor privado ou setor público, enquanto que regras, normas que atentam contra a educação têm amparo legal, jurídico, como atesta o próprio ECA. Ouso dizer que hoje, no Brasil, pedagogos são profissionais(!) que atravancam a evolução educacional e depuração de suas mazelas. Pergunte a qualquer professor com 40h semanais, se é que isto interessa a think tanks que queiram fazer mais do que disseminar slogans…