O impacto do setor de eventos na economia

O Imil conferiu os bastidores do Rio Gastronomia, maior evento do ramo no país

gastronomia

Organizar eventos de grande porte se torna um imenso desafio em meio à crise econômica que atinge os estados brasileiros. É nesse cenário que o Rio Gastronomia, o maior evento de gastronomia do país, chega à sua sétima edição. Segundo Sergio Abdon, gerente de projetos-sênior da Infoglobo, responsável pela realização do evento, diante do alto índice de fechamento de estabelecimentos comerciais ligados ao setor, o Rio Gastronomia representa um esforço de reverter esse quadro.

“A gente vem criando parcerias e montando ações estratégicas para fomentar, cada vez mais, esse turismo através da gastronomia”, explica Andressa Amaral, coordenadora de projetos da Infoglobo. Essas iniciativas também trazem um impacto positivo na economia — de acordo com o Mapa Estratégico do Comércio do Rio de Janeiro 2015-2020, relatório elaborado pela Fecomércio e o Senac, o setor de comércio, bens, serviços e turismo no estado do Rio cerca de 2 milhões de empregos formais, o equivalente a 42,6% dos postos de trabalho formais no estado.

Além de palestras com empreendedores do ramo, chefs de cozinha renomados, workshops e shows musicais, o Rio Gastronomia traz ainda a Feira dos Produtores, que reúne 20 produtores rurais do interior do estado que cultivam alimentos orgânicos e fabricam itens como conservas de doces e salgados, mel, queijos e outros produtos. “Toda vez que você traz o seu produto e divulga para um público novo, você amplia o seu mercado”, diz José Adolfo Pompermaier, do Sítio Humaitá.

Diante das dificuldades enfrentadas pelo setor no momento atual, Abdon defende que é preciso, cada vez mais, somar competências, relacionamentos e investimentos para realizar grandes eventos. “Quando criamos um evento, é fundamental que ele atenda à demanda de alguém. O jogo nunca está ganho. Acho que essa é uma outra percepção muito importante em um momento de crise”. Andressa complementa: “Tem de ser criativo. É preciso entender o momento em que o mercado está”.

O Rio Gastronomia acontece até o próximo dia 13, nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, no Centro do Rio.

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