“O sistema não ensina as crianças a pensar”

O presidente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e especialista do Instituto Millenium, Arnaldo Niskier, expôs, durante o evento “Qual modelo de educação o Brasil necessita?”, algumas das suas inquietações com a estrutura de ensino do país. O autor de alguns dos clássicos da nossa literatura infanto-juvenil, como “O dia em que o mico-leão chorou” (Bloch) e “Aventuras do Curupira” (Melhoramentos), afirmou que o sistema de ensino não ensina as crianças e os jovens a pensar.

Ainda sobre a situação da educação no Brasil, o membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) disse que o país não possui uma política nacional de educação clara. Segundo ele, a própria Lei de Diretrizes e Bases (LDB), composta por 92 artigos e com 35 modificações por meio de medidas provisórias, revela a incapacidade de se criar um sistema de ensino orgânico.

Niskier afirmou ainda que a LDB não estabelece de forma clara uma politica nacional de educação.“O que existe é um Plano Nacional de Educação com 20 metas, das quais apenas 6 estão sendo implementadas de forma parcial”, criticou.


Assista!

RELACIONADOS

Deixe um comentário