Domingo, 4 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

“As políticas públicas devem estar em dia com a macroeconomia”

A economista chefe da XP Investimentos e especialista do Instituto Millenium, Zeina Latif, enumerou os equívocos cometidos na economia durante o governo Dilma Rousseff e apontou os caminhos para o país voltar para os trilhos no evento “Economia em foco”, organizado pelos estudantes de economia do Diretório Acadêmico da Fundação Getulio Vargas (DAGV), nessa segunda-feira, 16 de maio.

Um dos maiores erros do governo Dilma na economia, segundo Zeina, foi o desequilíbrio do tripé macroeconômico, regime de metas de inflação, fiscais e câmbio flutuante. Zeina Latif explica que qualquer política pública precisa estar em dia com a agenda macroeconômica para poder dar certo. “Até o Bolsa Família será menos efetivo se você tem uma macroeconomia bagunçada. Você dá com uma mão e tira com a outra via inflação”.

Segundo a economista, a origem da crise econômica foi o descaso com um dos pilares desse tripé: a questão fiscal. Ela ressalta que o caminho para sairmos do atoleiro passa necessariamente pela arrumação do fiscal e avisa: “Não vai dar para ser uma arrumação do tipo daquela tentada pelo ex-ministro Joaquim Levi, porque o quadro é mais grave. Não tem mais espaço para cortes, temos que partir para uma agenda estrutural”, conclui.

Confira!

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.