educacao

Qual modelo de educação o Brasil necessita?

A educação no Brasil vai mal. Tal cenário tem impacto em diversas áreas do desenvolvimento do país. Apesar do aumento dos investimentos no setor nos últimos anos, temos mantido um desempenho ruim em todos os índices internacionais de educação e em todos os níveis do ensino.

Muitas discussões estão presentes no cenário político nacional com vistas a melhorar a qualidade da formação e, consequentemente, o desenvolvimento do Brasil e de sua população. Mas o quanto temos de fato avançado?

Um dos principais debates dos últimos anos é a adoção de uma Base Nacional Curricular Comum, que teria como objetivo definir o que é essencial ao ensino de todos os alunos em cada uma das etapas da vida escolar. De acordo com aqueles que defendem o projeto, a adoção traria transparência aos critérios de qualidade e expectativas de aprendizagem, além de diminuir as desigualdades regionais.

Aqueles que se posicionam de forma mais crítica ao projeto, apontam, no entanto, a falta de debate na execução do documento e o risco de formação de um pensamento único – considerando inclusive a adesão a somente determinadas teorias pedagógicas. Eles acreditam que a Base Comum não leva em conta as diferentes características do país, o que poderia gerar um enrijecimento do ensino médio, diminuindo o já baixo interesse do público mais jovem.

O que queremos saber é se esse projeto soluciona os problemas da educação no Brasil. Ele está preparado para lidar com os desafios do século XXI, com todas as suas transformações e necessidades de constante mudança? Ou será que teremos mais um documento sem real possibilidade de aplicação e com resultados pífios por falta de recursos e formação? Qual é a importância do setor privado para esse debate?

Queremos promover uma discussão ampla que possa apontar caminhos concretos e sem visões preestabelecidas.

Já estamos mais do que atrasados nesta corrida.

Painel 1:

O debate sobre educação no Brasil: Mais do mesmo ou avanços reais?

  • Entendendo o Movimento pela Base Nacional Comum. Com Ricardo Henriques
  • Rigidez não combina com juventude: Como evitar a evasão no ensino médio? Com Arnaldo Niskier
  • O Brasil gasta mal, não pouco. Como reverter tal cenário? Com Simon Schwartzman
  • Mediador: João Batista Araujo e Oliveira

Painel 2:

Educação e desenvolvimento: Inovar para crescer

  • Educação e desenvolvimento econômico: Pontos importantes a considerar. Com Pedro Cavalcanti Ferreira
  • Novas tecnologias educacionais: Rompendo barreiras. Com Gustavo Brito
  • Mediador:  José Brito Cunha