O agronegócio não é o vilão que pintam por aí

Especialista desmistifica setor cujo saldo comercial de exportações fechou em US$ 84,93 bilhões em 2016. Ouça a entrevista!

O assunto é agro. Neste podcast, o especialista do Instituto Millenium Marcos Sawaya Jank analisa o setor cujo saldo comercial de exportações fechou em US$ 84,93 bilhões no ano passado – parcela significativa para o equilíbrio das contas externas. Para Jank, o protagonismo do Brasil, terceiro maior exportador do agronegócio do mundo, dá enorme potencial ao país para exportar tecnologia, mas esbarra em questões de ordem burocrática para conseguir se desenvolver ainda mais. Reformas como as da Previdência e Trabalhista, a exemplo de outros países, são essenciais para melhores resultados. Outro fator importante, além do investimento em infraestrutura que torne o transporte e a logística do setor mais eficientes, aponta Jank, é um debate aberto com a sociedade para desmistificar a imagem negativa construída pelo o que o especialista chama de “agrofalácias”:

“Ainda se associa a agriculta ao desmatamento. O desmatamento ilegal existe, tem que ser combatido. Há outras questões sociais como a dos indígenas e sanidade dos alimentos que também precisam ser discutidas, mas achar que o agronegócio é apenas o grande agricultor é um erro”, afirma. Ele explica que além das grandes corporações, o setor incorpora desde o estudo genético das plantas até o varejo, abraçando uma enorme e variada cadeia de produção. Ouça e entenda!

RELACIONADOS

Deixe um comentário