“A sociedade deve observar com mais atenção o poder Judiciário”

O cientista político e especialista do Imil Bruno Garschagen faz uma análise do julgamento do mensalão e relaciona o caso a outros escândalos políticos, ressaltando as particularidades que tornam o episódio um momento emblemático na história do país.

Na opinião do especialista, a dimensão do esquema de corrupção por parte de pessoas ligadas direta e indiretamente ao partido que está no poder é um dos principais elementos que tornam o caso importante.

Garschagen não acredita que o resultado do julgamento possa, a princípio, influenciar o resultado das eleições municipais. Porém, para o especialista, o momento é delicado para o STF, devido a exposição pública do processo e dependendo dos resultados o órgão pode “sofrer um arranhão em sua imagem” ou ser acusado de promover “um julgamento político, para agradar a opinião pública”.

Apesar disso, Garschagen considera positiva a atenção que o caso tem tido pois, assim, “a população passa a prestar atenção e observar de forma mais crítica a mais alta corte judiciária do país”.

Ouça agora
Clique no PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD com o botão direito do mouse e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixar o arquivo no formato MP3.

 

Participe, comente
Não deixe de participar deste podcast enviando seus comentários, críticas e opiniões utilizando o espaço para comentários ao final do post.

Assine no iTunes
Para assinar o podcast diretamente no iTunes clique aqui ou vá até a aba “avançado”, clique em “assinar podcast” e cole a url http://feeds.feedburner.com/milleniumpodcast. Assim você receberá automaticamente as próximas edições.

Mais
Leia o artigo “A encruzilhada histórica do mensalão“, de Carlos Pereira.

RELACIONADOS

Deixe um comentário