“Falta de conhecimento financeiro é inerente a todas as classes sociais”

Analista Gustavo Lobo, da Gália Research, fala sobre a importância de investir e poupar

Neste podcast, o analista e cofundador da assessoria financeira Gália Research, Gustavo Lobo, fala sobre a importância de investir e poupar conscientemente:

“A gente não aprende isso em faculdade nenhuma, eu comecei minha carreira acadêmica em uma universidade federal, troquei de curso atrás de informação sobre investimentos e me frustrei bastante. A falta de conhecimento financeiro é inerente a todas as classes sociais no Brasil”, analisa, destacando que a população é incentivada apenas ao endividamento: “Em momento nenhum a gente tem algum tipo de estimulo à poupança, que é uma das formas de tornar um país grande e rico, e de reduzir taxas de juros e inflação”.

Veja mais
Daniel Fuks dá aula exclusiva sobre previdência privada

Além da falta de conhecimento, que torna o investidores iniciantes “presas fáceis”, um dos indicadores da baixa familiaridade com o mercado financeiro é a busca pela maior rentabilidade no menor espaço de tempo, aponta Lobo: “Ao fazer isso você aumenta seu risco e acaba tento prejuízo maior. É comum encontrar pessoas que falam mal da bolsa de valores, que perderam muito dinheiro, justamente por não se contentar com o longo prazo”. Ouça a entrevista!

RELACIONADOS

Deixe um comentário