Inovação não é somente criar coisas novas

Especialista diz que cenário desfavorável no país faz dos brasileiros grandes inovadores

Neste podcast, o cofundador da empresa especializada em telemedicina Pró-Laudo e especialista do Instituto Millenium, Alexandre Ribenboim, explica a importância do desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores, e analisa o cenário brasileiro. Para ele, a preocupação como o mercado de consumo deve ser prioridade para quem deseja inovar: “O mundo está cheio de ideias. (…) Não adianta criar algo que não será consumido”, alerta.

AlexandreO desfavorável cenário institucional no país faz da sociedade “uma das mais inovadoras do mundo”, segundo o especialista. Ribenboim destaca que inovação não é apenas a criação de novidades, mas também adaptação a novos mercados:

Perdeu o emprego. E agora? Veja o que diz o empresário Alexandre Ribenboim

“Nós brasileiros somos talvez um dos mais inovadores do mundo em função das restrições que nós temos. Um país que ajuda muito pouco com suas instituições – pra não dizer que atrapalha. Temos um ambiente não apropriado para isso acontecer, mas temos inovação em todos os lugares. É importante lembrar que inovação não é só criar um produto ou serviço novo, às vezes é atender a um novo mercado com um produto já existente.”

Ribenboim fala também do papel das grandes empresas e das startups no processo de inovação, e relembra os tempos de universitário para afirmar a importância dos estudos no incentivo às boas ideias e na qualificação constante de profissionais, cada vez mais exigidos pelo mercado em inovar em suas próprias carreiras. Ouça!

Deixe um comentário