“A sociedade está mais participativa”

Diretor do ranking dos políticos fala sobre a importância de estar atento ao Legislativo

opiniao

Com o intuito de orientar todos os cidadãos brasileiros a escolherem melhor o voto nos seus candidatos, dois jovens, Renato Feder e Alexandre Ostrowiecki, resolvem criar o ranking dos políticos. O site compara os legisladores brasileiros classificando do melhor para o pior, através de dois critérios objetivos: presenças na sessões e processos judiciais, além também de um critério subjetivo: qualidade legislativa. Este último, analisa como os candidatos votam e propõe leis que beneficiem, ou não, a população.

Usando dados públicos de diversas fontes, as pessoas podem dar ou tirar pontos dos políticos. Atualmente, pode-se avaliar somente, os senadores e os deputados federais.

Renato DiasRenato Dias, diretor do ranking dos políticos, conta como surgiu a ideia do ranking. “Foi uma atuação voluntária de querer fazer alguma coisa para melhorar o país. E não apenas ficar reclamando, e esperando que surgisse alguém que fizesse, por isso, a ideia do ranking para classificar os políticos e para que a população pudesse consultar”, diz ele. E acrescenta: “A nossa sociedade está amadurecendo para ser um pouco mais participativa e preocupada”.

Ouça!

RELACIONADOS

Deixe um comentário