Na sua opinião, o Brasil vive um momento de plena liberdade de expressão?

O autor da melhor resposta vai ganhar o livro “Resistência nos palcos e telas – A luta pela liberdade de expressão na dramaturgia” (Publit, 2011). O resultado será divulgado na sexta-feira, 20 de julho.

Vencedor
“Não. A liberdade econômica precisa de liberdade política. A liberdade política necessita de liberdade econômica. O gigantismo estatal faz com que o Estado coopte grande parte das empresas de comunicação. A classe artística, além de se submeter à ditadura do politicamente correto, não ousa criticar o Estado que usa o dinheiro público para financiá-la.” – Karlos Eduardo G. Gomes

Sobre o livro
Em 1964 o golpe militar e a instalação da ditadura inauguram um longo período de censura no Brasil. Os chamados “anos de chumbo”, no entanto, também foram um dos períodos mais férteis da cultura brasileira. Inspirados pelos movimentos libertários que explodiam em diversos pontos do planeta, dramaturgos, diretores e atores resistiram ao regime, lutando com as armas da criatividade e do talento pela liberdade de se expressar com recursos tão diversos quanto a metáfora, os recados nas entrelinhas, o humor escrachado, o deboche e a releitura de obras antigas.