Promoção “Corrupção, mostra a sua cara” – Encerrada

Por que a corrupção está tão presente no cenário político brasileiro?

“Corrupção é um fenômeno humano. No Brasil, a sociedade se desenvolveu em um ambiente onde os problemas eram dirimidos na maioria das vezes à margem da lei, ou seja, a dificuldade de acesso ao Estado e sua ineficiência produziu uma cultura de privilégios e favorecimentos. Os políticos, eleitos pelo povo, refletem tal mazela, confundindo o público com o privado. A política se corrompe no seio social.”
– Felippe Brum

“Primeiro porque em um país onde a educação não é encarada com a relevância necessária, a corrupção torna-se algo corriqueiro, pois os códigos morais e éticos já estão corrompidos e defasados na sociedade há muito tempo. Segundo, porque a fiscalização muitas vezes é falha e, quando existe algum processo, é quase certo que medidas firmes como prisão ou devolução do dinheiro não acontecerão.”
– Ricardo Sousa Oliveira

“Parece-me que a questão repousa em três aspectos fundamentais:
1. O patrimonialismo, no qual se pode identificar a falta de distinção entre o público e o privado;
2. O problema Educação, sua precária e má distribuição, formando a massa eleitoral analfabeta e desinformada;
3. O poder jurídico.”
– Mario Americo de Moura Filho

Saiba mais
“Corrupção, mostra a sua cara” (Casa da Palavra, 2012) é um mergulho nas histórias do Brasil: mares de lama, vassouras e escândalos. O livro aborda a corrupção em suas entranhas antigas e atuais. “Conhece o Ministério do Jogo do Bicho? E aquela famosa caixinha, dinheiro público entrando em bolsos privados?”

Para tratar do tema polêmico, o jornalista e historiador Marco Morel utiliza a velha arte brasileira: rir para não chorar. E ainda mostra que nem tudo está perdido ao dedicar o último capítulo aos “incorruptíveis”. Mesmo tendo a chance de serem beneficiados, alguns brasileiros  revelam que honestidade é possível em um país que precisa mudar.

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário