Jovens blogueiros discutem economia em evento nacional, dia 12 de abril

Jovens antenados que se reunem para discutir economia. Esse é o objetivo do III Encontro Nacional dos Blogueiros de Economia que acontecerá no dia 12 de abril, das 13h às 18h30, na Fucape, em Vitória, Espírito Santo. O encontro é organizado pelo economista, blogueiro e especialista do Instituto Millenium Cristiano Costa e do economista e professor do Ibmec-BH, Cláudio D. Shikida, também parte da rede do Imil.

A terceira edição trará três painéis de discussão: “Economia aplicada na blogosfera”; “Economia, cerveja e futebol” e “Para onde vai a política econômica brasileira”. Entre os palestrantes, Fernando Meneguin (Brasil, Economia e Governo); Cláudio D. Shikida (De Gustibus Non Est Disputandum e Blog do Nepom); Carlos Cinelli (Análise Real); Cristiano M. Costa (Blog do Cristiano Costa); Vinicius Paiva (Teoria dos Jogos_Globoesporte); Pedro Américo (Prosa Econômica); Alexandre Schwartsman (A Mão Invisível); Vitor Wilher (Macroeconomia: Teoria e Prática); Mansueto Almeida (Blog do Mansueto Almeida); Leonardo Monasterio (Blog do Leo Monastério); Luciano Sobral (Drunkeynesian); João Marcus Nunes (Historinhas).

Nesta breve entrevista, Costa e Shikida contam para os leitores do Millenium como será o encontro.

 

 

Cristiano Costa

Imil: Qual a importância deste encontro?

Costa: Ele é importante ao permitir que discussões que acontecem na internet se traduzam em um debate concreto, no qual os economistas trocam idéias e dialogam diante de um público novo, em geral jovem, e que se interessa pelo tema. Esse tipo de evento, não só fomenta o debate econômico, como também gera interesse das novas gerações que estão mais antenadas nas tecnologias e veem os blogueiros como economistas que estão mais próximos dessa realidade, e mais distantes do “economês” chato dos livros didáticos.

Imil: Qual é o principal destaque desta vez?

Costa: O principal destaque é o crescimento do número de blogs na internet e o interesse do público. Os blogs reunidos no evento estão entre os mais acessados do país e que tem maior participação nas redes sociais. O interesse dos jovens, propiciado também pelo acesso às novas tecnologias, é um fenômeno destacado. Levou-se um certo tempo para que os blogs passassem a ser uma referência com certa credibilidade no debate econômico. Hoje, alguns deles são tão importantes que servem como citação para muitos veículos de mídia mais tradicionais, como jornais e telejornais.

 

 

 

Cláudio Shikida

Imil: Por que realizar um encontro entre blogueiros de economia? O que isso representa?

Shikida: Este encontro representa o lado bom da blogosfera. Blogueiros que querem divulgar pesquisas, ensinar economia, discutir a economia do dia a dia de forma séria sempre se encontram no Encontro Nacional de Bogueiros de Economia (Enbenco). Além disso, é uma chance de se conhecer blogueiros pessoalmente, trocar idéias e aprender com pessoas muito bem preparadas. Acima de tudo, é divertido. Acho que o Cristiano tem sido um grande idealizador e organizador deste evento, sempre buscando promover as discussões da boa blogosfera de forma correta e divertida. Pelo que vivenciei nos dois últimos encontros, este ano não será diferente.

Imil: Quais são os avanços notados desde a primeira edição do evento e o que a terceira edição terá de novo?

Shikida: Creio que diversificamos um pouco e melhoramos o que já tínhamos. Vários blogueiros reaparecem nos encontros, discutindo novos e antigos temas, debatendo com o público e disseminando experiências de ensino (por meio de blogs) – as mais variadas. Talvez seja um alívio saber que nem todo estudante de economia está limitado a ler apenas 140 caracteres por dia em um twitter da vida, o que não quer dizer que o ensino de economia tem se tornado mais fácil. Aliás, no encontro poderá ser visto o que há de interessante entre a relação “blogs e sala de aula”.

Neste ano, blogueiros novos vão participar desta grande e divertida conversa. Temos o Vitor Wilher, o Vinicius Paiva, o Pedro Américo e o João Marcus Nunes, que tem feito um trabalho interessante de divulgação do chamado “Market Monetarism” na rede. Estou ansioso para ver o que estes eles terão a dizer no encontro.

As inscrições foram prorrogadas para o dia 12 de abril pelo site www.surveymonkey.com/s/enbenco

A realização do evento é da Fucape Business Scholl e do Conselho Regional de Economia – ES. Entre os patrocinadores, Instituto Millenium, Ibmec, Grafitusa, Composição Comunicação Visual, Ideale Incorporadora e Garoto.

RELACIONADOS