Dia da Liberdade de Impostos conscientiza consumidores no Rio

Os participantes da campanha do Dia da Liberdade de Impostos realizada pelo Instituto Millenium nesta sexta-feira, 24 de maio, sentiram o peso dos impostos literalmente. A fim de conscientizar os contribuintes sobre a excessiva carga tributária que incide nos produtos e serviços, o Instituto distribuiu cem senhas para motoristas abastecerem o carro pagando apenas o valor da gasolina, sem os impostos, e participar de uma brincadeira educativa. Cada pessoa teve que pular as casinhas de uma amarelinha, onde estavam impressos os valores do PIS, COFINS, ICMS e outros impostos que juntos representam 53,03% do valor final do combustível, carregando uma mochila pesada.

Em parceria com o posto Santa Cecília, em Botafogo, foram distribuídos 20 litros do combustível por R$ 1,41 o litro para cada consumidor. A adesão foi imediata. Em poucos minutos, uma fila de automóveis se formou nos arredores do posto.

O aposentado José Francisco de Morais acha que a arrecadação de impostos deveria ser mais equilibrada. “Cinquenta e três por cento é um valor muito alto”. Morais cobra mais investimentos no ensino público. “A educação é a base de tudo”.

Já operador de monitoramento de veículos da empresa SamartTrack, Igor William Rosendo da Silva, reclamou do desvio de verbas. “O Brasil arrecada muito dinheiro e grande parte desse dinheiro é desviado pela corrupção”, concluiu.

O Instituto Misses organizou uma ação semelhante em São Paulo. Além de encher o tanque, os consumidores fizeram críticas à arrecadação e aplicação do dinheiro público.

Foto: Vítor Silva

RELACIONADOS

Deixe um comentário