“A forma como nossa sociedade está organizada não é muito produtiva”

O economista Ronald Hillbrecht, autor do estudo “Desempenho econômico do Brasil – Qualidade institucional e liberdade econômica”, encomendado pelo Instituto Millenium, falou à rádio CBN sobre a fraca média de crescimento econômico do país nos últimos anos. O estudo revelou que, se o Brasil mantiver o ritmo médio de crescimento das últimas três décadas (1980-2011), de 0,93% ao ano, o PIB per capita do país só alcançará o patamar dos Estados Unidos no ano de 2180. “A forma como nossa sociedade está organizada não é muito produtiva”, afirma o economista. Hillbrecht destaca uma urgente necessidade do fortalecimento do Estado de Direito e uma série de reformas estruturais. “Nosso impeto de fazer reformas é muito lento, pois esbarra em efeitos eleitorais”, lamenta.

Ouça a entrevista divida em duas partes:

[display_podcast]

RELACIONADOS

Deixe um comentário

1 comment

  1. Mogenio

    Olá senhores, boa tarde
    o economista fez uma importane pesquisa. Pena que inseriu a década perdia ( 1980) e mais 3 anos da 1990 ate junho94 em seu estudo para projetar e comparar o “crescimento brasileiro” atual. Sua série histórica corre o risco de não demonstrar a nossa democracia de “1994” até hoje.
    Outro ponto é se referir a milagre do inicio de 1970. Ora, ali, estávamos numa ditatura, tornando-se dificil compará-la com a atual democracia,sobretudo, orçamentária, constitucinal e legal.
    Ainda não explicou com clareza o que vem a ser poupança e sua SOMA ( agregada). É preciso deixar claro se ele segue as ideias de Keynes ou de Mises ou Hayek para falar sobre Estado, Mercado , direito de propriedade, iniciativa privada, Welfare State etc. Dependendo da linha adotada, poderíamos entender com mais clareza, o que exatamente ele defende em matéria de “crescimento” economico Brasileiro, lembrando que, talvez, o melhor seria “desenvolvimento econômico”, não?
    O que voces acham?
    Boa tarde