Vítor Wilher

No dia 7 de maio o economista e especialista do Instituto Millenium Vítor Wilher vai participar do debate “As escolas do pensamento econômico”, realizado pelo Diretório Acadêmico Hermann Júnior (DAHJ) da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Wilher falará sobre a teoria neoclássica que, como explicou o especialista, “entende a economia de um ponto de vista universal, com leis e princípios que valem tanto para o Brasil quanto para o Japão”. A teoria, que hoje predomina no cenário mundial das economias de mercado, se baseia no individualismo metodológico: “A unidade de análise da teoria neoclássica sempre vai ser o comportamento individual em relação as suas ações econômicas, mesmo que macroeconomicamente. Pressupõe-se que enquanto unidade de análise, o indivíduo faz as melhores escolhas que pode fazer, sempre em busca de maior satisfação, seja em termos de utilidade ou lucro”, afirma.

“Não há apenas um paradigma metodológico para a economia”, diz o especialista ao destacar a importância de eventos plurais como esse, que também contará com palestrantes das teorias austríaca, keynesiana e marxista. “Cada um desses paradigmas entende o funcionamento da economia de mercado de uma forma diferente, o importante é debater de forma saudável, expondo convergências e divergências”, afirma.

Debatedores:
– Teoria neoclássica: Vítor Wilher, economista e mestrando em Economia pela UFF;
– Teoria keynesiana: Rodolfo Nicolay, economista e doutorando em Economia pela UFF;
– Teoria marxista: Edson Mendonça, economista pela UFF;
– Teoria austríaca: Kallel Goulart, graduando em Economia pela UFF.

O evento é aberto ao público. Não é necessária inscrição prévia.

Serviço:
Data: 7 de maio, 16h
Local: Auditório da Faculdade de Economia da UFF, Rua Tiradentes, 17, Ingá, Niterói, RJ.

Deixe um comentário

1 comment

  1. André

    Bem que poderiam gravar e colocar no YouTube.