Página da Cidadania

Página da Cidadania

 

 

O acesso à informação é fundamental para o exercício pleno da democracia. Por isso, o Instituto Millenium criou a “Página da Cidadania”, que reúne sites com dados e serviços importantes para os cidadãos. Nós acreditamos na participação ativa da sociedade civil. Para que mais pessoas tenham acesso a esses instrumentos para o exercício da cidadania, compartilhe esta página. Queremos sua participação!

 

 

Clique nos rótulos para filtrar a categoria

Orçamento Brasil

Como é elaborado o Orçamento da União? Quem é responsável por fazê-lo? Como o cidadão pode acompanhar esse processo? Essas e outras perguntas são respondidas na Cartilha do Orçamento da Câmara dos Deputados. Em linguagem acessível, o documento explica o passo a passo como o dinheiro dos impostos é aplicado no país.

Acesse:  Cartilha do Orçamento

“Reclame Aqui” – Serviços públicos

Em parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, o site “Reclame aqui” conta com um recurso exclusivo para alertar as autoridades federais sobre problemas nos serviços públicos. A página encaminha as reclamações automaticamente para a Ouvidoria-Geral da União. As mensagens têm um prazo de até 30 dias para serem respondidas.

Acesse: Reclame Aqui - Serviços públicos

#Eu Voto Distrital

BR - No site do movimento #EuVotoDistrital, o cidadão pode participar do abaixo-assinado a favor da reformulação do sistema eleitoral brasileiro com o fim da proporcionalidade, da obrigatoriedade do voto e a realização de dois turnos em todos os níveis: municipal, estadual e federal.

Acesse: #Eu Voto Distrital

abeLLha

Estimulando o empreendedorismo, a abeLLha é uma incubadora de startups que possuem impacto social e colaborativo. A instituição capacita empreendedores e oferece sua metodologia para proporcionar inovação nas empresas.

Acesse: http://www.abellha.co/

Achados e Pedidos

Buscando dar mais notoriedade à legislação, ajudar a quem deseja saber mais sobre ela e usá-la para monitoramento público, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil lançaram o site Achados e Pedidos, o maior banco de dados on-line de pedidos de acesso a informações e resposta de órgãos públicos do país.

Basta acessar o site e realizar cadastro gratuito, e o usuário poderá buscar dados obtidos via Lei de Acesso.

Acesse: Achados e Pedidos

ACOMPANHE O TRABALHO DE SEU PARLAMENTAR

O site permite que o eleitor se mantenha informado a respeito das atividades de deputados e senadores de todo o Brasil, divulgando os projetos de lei apresentados, discursos, participação em comissões e votações, e muito mais. A página também disponibiliza os dados para contato de cada um dos parlamentares, organizados em ordem alfabética, estados e partidos.

Acesse: Congresso Nacional - Parlamentares

APP Fiscalização Cidadã

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Paulo, o aplicativo Fiscalização Cidadã permite que as pessoas fiscalizem e denunciem casos de sonegação fiscal ou irregularidades fiscais relativas ao Imposto sobre Serviços (ISS) e ao cadastro do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo.

Acesse: APP Fiscalização Cidadã

Artigo 19

BR - O site da organização internacional Artigo19 é um espaço de divulgação de informações voltado para o fortalecimento da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa.

Na página, o cidadão pode acompanhar debates em torno de projetos de leis. A cartilha sobre a Lei Geral de Acesso a Informação está disponível.

Acesse: Artigo 19

Associação dos Magistrados do Brasil (AMB)

BR - Você encontra: pesquisas como a "Juízes contra corrupção" e acompanha projetos de leis em trâmite no congresso

Acesse: Associação dos Magistrados do Brasil

Banco Central (BC)

BR - O Banco Central divulga, mês a mês, notas de política fiscal onde o cidadão pode acompanhar o a dívida pública. Além do acesso a informações sobre as taxas de inflação, juros e os valores do câmbio, o site do Banco Central tem uma página exclusiva para os jovens: o BC Jovem.

No portal, os internautas tabém podem saber a cotação das moedas de países como índia, México e EUA em relação ao real, através de um mapa interativo.

Acesse: Banco Central
Acesse: Banco Central Jovem

Biblioteca Digital Jurídica

BR- O Consórcio BDJur é uma rede de informações digitais do Poder Judiciário Brasileiro. O sistema possibilita a realização de uma busca unificada em todos os repositórios integrantes do consórcio, que compreende diferentes esferas do judiciário. Para aprimorar a eficiência da pesquisa, os documentos foram devidamente tratados, o que permite uma maior precisão na recuperação.

Acesse: Biblioteca Digital Jurídica

Busca Legis

BR- Biblioteca jurídica virtual vinculada ao laboratório de informática jurídica da Universidade Federal de Santa Catarina

Acesse: Busca Legis

Cabeças do Congresso Nacional 2011

O portal oferece à venda a edição 2011 dos “Cabeças” do Congresso Nacional - Ano XVIII. A publicação, que está na 18ª edição, identifica os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.


Calculadora do combustível

Ferramenta compara preço do litro do álcool com o da gasolina e mostra qual deles é mais vantajoso financeiramente. Cálculo leva em conta que etanol deve custar até 70% da gasolina para valer a pena. Acima desse porcentual é melhor abastecer com gasolina.

Acesse: Calculadora do combustível

CGU Empresa Pró-Ética

BR - O Cadastro Empresa Pró-Ética é uma ferramenta de avaliação e divulgação das empresas voluntariamente engajadas na construção de um ambiente ético nas relações comerciais, inclusive naquelas que envolvem o setor público.

Acesse: CGU Empresa Pro-Ética

Cidade 50-50

O site convida candidatos a se cadastrarem para assumir políticas públicas municipais em prol da igualdade de gênero. Os eleitores podem buscar quais candidatos se comprometeram com a iniciativa e monitorar suas gestões nesse quesito.

Acesse: Cidade 50-50

Colab

A colab.re é uma rede social colaborativa. Os usuários podem postar reclamações sobre os serviços públicos e acompanhar a resolução dos problemas. A plataforma funciona da segunite forma: os usúarios postam a foto de um buraco na rua ou um vazamento, por exemplo, a reclamção é ecaminhada para as autoridades esponsáveis e as soluções são postadas na rede social.

Acesse: colab.re

Contas Abertas

BR - Contribuir para o aprimoramento do dispêndio público é objetivo do site Contas Abertas. A página disponibiliza informações sobre os gastos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Além das notícias e dos dados relacionados aos investimentos públicos, a página oferece um ranking de transparência das contas públicas da União, dos estados e dos municípios.

Acesse: Contas Abertas

Controladoria Geral da União (CGU)

BR - O portal da Controladoria Geral da União (CGU) oferece informações sobre ferramentas de controle dos investimentos público e privados, como os portais "Copa de 2014" e o "Empresa Pró-ética".

Acesse: Site CGU

Corrupteca – Biblioteca Internacional da Corrupção

BR – A Corrupteca (Biblioteca Internacional da Corrupção) é uma plataforma que disponibiliza cerca de 8 milhões de volumes digitais sobre a corrupção. Idealizado por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) da USP em parceria com o jornal “O Estado de S. Paulo”, o site reúne 58.267 periódicos científicos, disponíveis em 5.400 bases de dados de universidades e centros de pesquisa de 63 países. O site também oferece o acesso ao acervo digital relacionado à corrupção do “Estadão”, desde 1875. Os casos do impreachmant do ex-presidente Fernando Collor de Melo e da ex-funcionária do INSS Georgina de Freitas estão são uns dos mais acessados do portal. Acesse:
Corrupteca

De Olho

BR - O projeto De Olho é a primeira plataforma online de fiscalização colaborativa da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. O objetivo é fiscalizar as ações de todos os integrantes da casa legislativa da capital fluminense. Para participar basta cadastrar uma conta de e-mail no site do projeto. Acesse: De Olho

Delegacias especializadas em crimes virtuais

BR - Seis cidades brasileiras possuem atendimento especializado para crimes cibernéticos.  No Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP) , Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). O site "Jurisway" oferece o endereço de cada uma delas. Em alguns casos, é possível tirar dúvidas por email.

Acesse: Delegacias especializadas em crimes virtuais/ jurisway

e-Democracia

BR- O site da Câmara Deputados possui debates abertos, especialmente de novos projetos de lei.  

Acesse: e-Democracia

Easy Taxi

Aplicativo que conecta passageiros e taxistas de forma segura e rápida. Lançado em 2011, o app está presente em 12 países e mais de 170 cidades.

Acesse: http://www.easytaxi.com/br/

Imodum

Plataforma de e-learning oferece conteúdo técnico-jurídico desenvolvido por juízes, desembargadores e profissionais do Direito.

Acesse: Imodum

Impostômetro

BR - O site mantém um cálculo diário de arrecadação da União, Estados e Municípios.

Acesse: Impostômetro

Lupa no imposto

BR - Permite a qualquer cidadão saber, no preço final, o quanto está pagando ao estabelecimento comercial e o quanto fica retido para o governo em impostos.

Acesse:  Lupa no Imposto

Mais que Voto

O Mais que Voto permite que os usuários fiscalizem a origem das doações eleitorais aos candidatos e que os políticos possam gerir os recursos de suas campanhas. Eleitores podem doar recursos e contribuir com ideias.

Acesse: Mais que Voto

MeRepresenta

O MeRepresenta é uma parceria entre coletivos e organizações com foco em direitos humanos. Políticos também podem se cadastrar no site para assumir compromissos ligados a sexualidade, igualdade racial e de gênero em suas gestões.

Acesse: MeRepresenta

Mol – Mediação Online

Primeira plataforma de mediação online do Brasil, a legaltech possui mediadores que atuam em todo o Brasil na solução amigável de conflitos jurídicos. O serviço é oferecido para pessoas físicas e jurídicas, resolvendo disputas de forma mais rápida e com validade jurídica.

Acesse: https://www.mediacaonline.com/

Movimento Ficha Limpa

Através de uma busca em um mapa do Brasil, é possível averiguar se determinado político está envolvido em algum esquema de corrupção. O projeto ganhou forma depois das manifestações de 2013 e teve um papel importante nas eleições de 2014.

Acesse: Movimento Ficha Limpa

Movimento Hora de Agir

BR - O movimento Hora de Agir é uma manifestação contra a excessiva cobrança de impostos no país. Na página de ativismo digital, o cidadão pode gravar vídeos com reclamações, acessar o mapa detalhado dos apitaços no país, ler as notícias sobre impostos e acompanhar os números atualizados do impostômetro.

Além de obter informações, o cidadão também participa no Hora de Agir através da campanha sobre transparência nos impostos. O objetivo é recolher assinaturas a favor da aprovação do projeto de lei que determina que as notas fiscais informem o percentual de imposto embutido em cada produto.

Acesse:  Hora de Agir

Movimento Voto Consciente

SP - O site do Movimento Voto Consciente acompanha o trabalho dos parlamentares na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa de São Paulo, informando os eleitores sobre o desempenho de seus representantes no legislativo. Promove a educação política através de palestras, cursos de política e fóruns de cidadania.

Acesse: Movimento Voto Consciente

Observatório da Corrupção

BR - O Observatório da Corrupção é uma iniciativa da OAB para acelerar os julgamentos de casos de corrupção através da fiscalização de sentenças em todas as instâncias.

Acesse: Observatório da Corrupção

Onde fui roubado

BR - No site "Onde fui roubado", você pode registrar sua denúncia em menos de 2 minutos. Acesse o formulário de denúncia de sua respectiva cidade, logo em seguida, preencha um formulário com informações básicas e interessantes sobre o acontecido, como: local, data, horário, objetos que foram levados e o seu sexo. A denúncia é totalmente anônima, você pode ficar tranquilo em compartilhar esta informação com outros cidadãos. Acesse: Onde fui roubado

Portal e-Cidadania

No espaço, o cidadão tem a possibilidade de contribuir com a função legislativa do Senado propondo a criação de uma nova lei ou votando nas propostas criadas. A ideia aprovada que receber a quantidade de apoios necessários será avaliada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e poderá tramitar formalmente no Senado.

Acesse: Portal e-Cidadania

Queremos saber

A organização parte do princípio que todo o cidadão tem direito à informação e as autoridades públicas têm a obrigação, por lei, de responder. O site encaminha e cobra respostas de perguntas de internautas a órgãos públicos de todas as esferas. As respostas são publicadas na página, que ainda mantém um link sobre o direito à informação.

Acesse: Queremos saber

Repolítica

BR- O site oferece um teste de perfil do eleitor que pode ajudar a encontrar o candidato mais afinado com o seu pensamento político.

Acesse: Repolítica

Singu

Plataforma que conecta clientes com profissionais independentes que oferecem serviços de beleza e bem-estar. Os consumidores podem solicitar os serviços de qualquer lugar, contando com horários maleáveis e preço acessível.

Acesse: https://www.singu.com.br/index.html

SITAWI

BR – A SITAWI é uma organização social de interesse público (OSCIP) que desenvolve soluções financeiras para o setor social no Brasil. O objetivo da organização é multiplicar o capital de projetos sociais através de projetos voltados para geração de renda, meio-ambiente, saúde, cultura e direitos civis. Acesse: SITAWI

Steal the Look

Com a proposta de falar sobre a moda de forma acessível, o Steal the Look é uma plataforma que conecta marcas com os clientes, oferecendo um conteúdo completamente comprável ao internauta.

Acesse: http://stealthelook.com.br/

Transparência Copa 2014

BR - Na página do mundial de futebol, os cidadãos encontram informações sobre os investimentos em infraestrutura como as obras em aeroportos e em estádios.

O site também disponibiliza informações sobre os gastos nas cidades que sediarão os jogos como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

Acesse: Página da Copa

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

A página oferece a possibilidade de acompanhar contas dos municípios do estado. Há atualização periódica das de receitas e despesas, pesquisas, análises comparativas de dados e informações sobre o acompanhamento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Acesse: Tribunal de Contas SP/ Portal do Cidadão

Vigie Aqui

Desenvolvido pelo Instituto Reclame Aqui, o Vigie Aqui é um plugin disponibilizado gratuitamente que identifica os políticos com mandato e os ministros de Estado que já foram ou estão sendo investigados, processados ou condenados por algum crime, permitindo que o usuário confira suas fichas judiciais enquanto navega na internet. O projeto conta com a colaboração de estudantes da PUC-PR e tem como fonte as bases de dados de diversos tribunais.

Baixe aqui: Vigie Aqui

Vote na Web

O VotenaWeb é uma página na Internet criada para publicização dos projetos de lei do Congresso Nacional do Brasil, onde o cidadão pode conhecer os projetos através de um breve resumo e votar, simbolicamente, se concorda ou não com as proposições dos parlamentares.

Acesse: Vote na Web

Zaanga

BR- É um blog e uma plataforma que reúne pessoas em torno de problemas recorrentes de produtos e serviços para encaminhá-los ao Ministério Público, PROCONs e agências reguladoras, aumentando a real possibilidade de avanços na relação entre consumidores e empresas. O Zaanga propõe-se a formar grupos de consumidores com queixas similares para que, coletivamente, possam resolver as dificuldades encontradas.

Acesse: Zaanga

Atlas de acesso à Justiça

BR - O "Atlas de acesso à Justiça” é uma ferramenta digital que reúne endereços e contatos de órgãos como a Defensoria Pública e a Justiça Federal, dos 26 estados e Distrito Federal. A consulta leva o tempo de um clique. Basta o usuário indicar o estado e o município desejados, selecionar os órgãos a serem pesquisados e clicar no botão localizar. Pronto! Os resultados das buscas são apresentados no mapa da cidade, para facilitar o acesso ao local. Acesse: Atlas de acesso à Justiça

Juster

BR - Site de Resolução On-line de Disputas (ODR) que oferece auxílio de profissionais para a solução de conflitos entre as partes envolvidas através das técnicas de negociação direta, mediação e arbitragem. Todas informações trocadas pelas partes envolvidas nas negociações são confidenciais e não podem ser usadas judicialmente. Acesse: Juster

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) reúne 50 entidades nacionais de diversos segmentos. Foi responsável pela campanha que levou à aprovação da Lei Complementar nº 135/2010, popularmente conhecida como “Lei da Ficha Limpa”.

Acesse: MCCE

MyFunCity

BR - Com o MyFunCity, o cidadão avalia 12 temas relativos à sua vida pessoal, serviços e gestão pública. Captando em tempo real as avaliações relacionadas às regiões onde vivem, circulam e trabalham. O acumulado desses check-ins gera um relatório preciso do índice de bem-estar dos usuários referente a sua cidade. MyFunCity

Ranking dos políticos

O objetivo do site é oferecer informação para ajudar o cidadão de forma objetiva a votar melhor, através de dados públicos de diversas fontes para dar ou tirar pontos dos políticos.

Clicando em "Entenda o ranking" serão abertas as opções "Critérios", "O vídeo" e "O livro", em que são exemplificados quais são os critérios de pontuação. Já na opção, "Participe" você poderá fornecer informações que poderão adicionar ou subtrair pontos.

Acesse: Ranking dos políticos