Retomada do crescimento

Na última terça-feira, os economistas Fabio Giambiagi, especialista do Instituto Millenium, e Mansueto Almeida, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, lançaram o livro “Retomada do crescimento – diagnóstico e propostas” (Elsevier, 2017), uma coletânea de análises da conjuntura econômica do país. O livro, escrito por 36 autores – incluindo os especialistas do Imil Adriano Pires, Fernando Veloso, João Manoel Pinho de Mello, Paulo Tafner e Marcos Troyjo –, discute soluções para a crise econômica e conta com prefácio de Armínio Fraga.

Durante o evento de lançamento na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio, o Imil conversou com os organizadores da obra sobre as prioridades para retomar o crescimento. Mansueto defendeu a priorização do equilíbrio fiscal: “O Brasil ainda tem um grande desequilíbrio fiscal. Esse processo de ajuste já começou com a emenda constitucional do controle do gasto público. Mas ainda falta a reforma da Previdência e uma série de outras medidas”, afirma. O economista também abordou soluções para por fim ao famoso “voo da galinha” e traçou um breve panorama do cenário econômico em 2018. Assista:

A ordem na situação fiscal também é o ponto chave para Giambiagi. O especialista do Imil destaca que o governo eleito em 2018 precisará dar continuidade às reformas propostas pelo atual governo e cuidar da estabilidade macroeconômica. “Obsessão por produtividade” deve ser o foco, acredita:

RELACIONADOS

Deixe um comentário